A implementação da pesquisa de clima organizacional em sua empresa é muito importante e pode, tranquilamente, ser tratada como a ação mais significativa dentro da cultura do seu negócio. Mas existe algo ainda mais importante e que não pode ser negligenciado em hipótese alguma: as ações realizadas após a pesquisa.
A pesquisa de clima organizacional é como um hemograma
Tal qual um diagnóstico de saúde que pode apontar uma série de pequenos ou grandes problemas em um organismo, a pesquisa de clima tem um objetivo muito semelhante.
Ao se tratar da saúde do nosso corpo físico, rapidamente procuramos especialistas em busca de tratamento diante de resultados que oferecem riscos à vida, mas quando se trata da saúde de uma cultura organizacional, os cuidados são postergados. Os gestores divulgam os bons resultados e sentam sobre as falhas apontadas.
As ações de endomarketing são como um tratamento
Realizar ações de endomarketing visando a melhoria do clima diante dos resultados negativos favorece a melhoria na cultura organizacional. Mas elas precisam ser feitas logo após a pesquisa, para reafirmar o compromisso com o cuidado e o real propósito da pesquisa, que é anônima, mas depende da colaboração de uma grande porcentagem de colaboradores. Isso faz os colaboradores se sentirem realmente ouvidos, valorizados, e recompensados por terem oferecido suas opiniões. Isso estimula tais colaboradores a se engajarem mais e a participarem das iniciativas da empresa. Caso contrário, vira um jogo de meras formalidades, onde o colaborador finge que participa e o gestor finge que se importa.
Mostrar movimentos logo após os resultados da pesquisa é honrar a atitude honesta dos colaboradores e, mais ainda, fortalecer o laço entre a empresa e os profissionais.
5 ações de endomarketing altamente recomendadas após a pesquisa de clima:
- Analisar: observe atentamente o resultado da pesquisa e localize as forças e fraquezas da empresa no momento.
- Organizar: é o momento de pensar nas próximas ações por ordem de prioridade iniciando sempre do problema de maior urgência.
- Planejar: aqui, as ações devem ganhar corpo e tanto os custos quanto o nível de dificuldade na execução de cada uma já ficam evidentes.
- Divulgar: não esqueça de divulgar os resultados da pesquisa abertamente e também aproveite para mostrar o que será feito a partir deles.
- Intervalar: a pesquisa precisa ser aplicada com periodicidade. Assim, ela mostrará se as ações estão sendo eficazes. São resultados que podem ser compartilhados com toda a empresa.
A motivação dos colaboradores tem um período de duração e, como todo relacionamento que demanda cuidado, este precisa de ações constantes e recorrentes, independente do resultado da pesquisa.
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