Se você atua em um cargo de liderança, com certeza deve ter o conceito de que um feedback eficaz é para ser um momento de acolhimento e crescimento, mas, nem todo liderado tem essa visão. Então, é importante conversar com o seu time, para que nenhum membro entre em um 1:1 com medo. É sobre isso que falaremos hoje numa leitura prática, direta e rica em boas dicas. Vamos lá?
Mostre o valor do feedback para o seu time
Colaboradores que vieram de empresas sem a cultura do feedback ou com uma cultura pouco funcional podem ter muitos bloqueios em relação à prática. Por isso, é importante tranquilizar seus liderados, afinal, um bom feedback fomenta o crescimento individual e coletivo do time e esse momento precisa ser acolhedor e transparecer confiança.
Sinalize a importância da comunicação aberta
Mostre que você é um líder em que o time pode confiar e destaque a necessidade de uma cultura de comunicação aberta em que os liderados possam até solicitar mais feedbacks além dos oficiais e periódicos. A comunicação com o seu time deve ser eficaz e transparente para poder estabelecer um ambiente seguro.
Foque no feedback positivo e no reconhecimento
Fornecer feedbacks positivos e reconhecimentos aos membros da equipe é fundamental. O reconhecimento do trabalho bem-feito aumenta a motivação, fortalece o senso de pertencimento e incentiva o engajamento dos colaboradores.
Fica a dica: assista e recomende o episódio 5 da série Os 100 Humanos, que exemplifica muito bem como o ser humano reage a reforços positivos e negativos.
Valorize o feedback construtivo
Forneça feedbacks construtivos e orientações para ajudar seus liderados a melhorarem seus desempenhos. Explique para o time como o feedback construtivo, quando entregue de forma respeitosa e direcionada, ajuda a identificar áreas de melhoria e a promover o desenvolvimento daquele profissional.
Mostre a importância de um ambiente seguro psicologicamente
Destaque como um ambiente de trabalho seguro psicologicamente é fundamental para promover uma cultura de feedback eficaz. Fale com sobre isso também com os líderes de outras áreas da empresa. As lideranças devem criar um espaço onde os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas opiniões, sem medo de retaliação ou julgamento.
Nós, aqui da Ludo, recomendamos a implementação da cultura de feedback eficaz em suas equipes para todos os líderes que nos procuram, pois, os benefícios a longo prazo dessa abordagem são inúmeros, mas os mais expressivos são:
- Aumento da produtividade
- Retenção de talentos
- Fortalecimento da cultura organizacional
Na prática, para um feedback ser bom, ele precisa:
- Ser específico: seja claro e específico sobre o que você está fornecendo feedback. Destaque exemplos e situações concretas para ilustrar seus pontos.
- Ser objetivo e construtivo: evite críticas pessoais ou ataques. Em vez disso, concentre-se no comportamento ou desempenho específico que precisa ser abordado e ofereça sugestões construtivas para melhoria.
- Ser oportuno: forneça feedback o mais próximo possível do evento ou situação que deseja abordar. Isso permite que o colaborador se lembre das circunstâncias e seja mais receptivo às suas observações.
- Ser equilibrado: reconheça tanto os pontos fortes quanto as áreas de melhoria do colaborador. Equilibre o feedback negativo com elogios e reconhecimento pelo trabalho bem-feito.
- Ter escuta ativa: permita que o colaborador se expresse e compartilhe seus pontos de vista. Demonstre interesse genuíno e esteja aberto a ouvir suas perspectivas.
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